A armazenagem de medicamentos correta é fundamental – e ela trará credibilidade ao serviço prestado de logística hospitalar. Na TLS Log, nossos centros logísticos contam com câmaras frias, farmácias, profissionais da área da saúde e equipamentos de alta qualidade para o manuseio de medicamentos. As câmaras refrigeradas e climatizadas armazenam medicamentos termolábeis, sensíveis à ação de temperatura, e que por isso requerem cuidado especial, além de produtos laboratoriais que necessitam de armazenagens em temperaturas abaixo dos 20ºC.

As clínicas, laboratórios e hospitais devem contar sempre com o suporte de um serviço terceirizado de empresas de logística – como a TLS Log. Essa parceria permitirá que os hospitais cumpram seu papel social de forma a zelar pela vida de quem necessita e com objetivar crescimento financeiro do negócio.

Segue a seguir algumas das boas práticas para assegurar essa armazenagem de medicamentos correta.

  1. Treinar os colaboradores envolvidos

Todos os colaboradores envolvidos com o armazenamento de insumos hospitalares e laboratoriais devem ser altamente capacitados. Na TLS Log, todos são treinados constantemente para possibilitar a alta qualidade dos serviços prestados.

  1. Escolher câmaras adequadas com temperatura ideal

A escolha certa de câmaras de refrigeração é crucial na estocagem e conservação dos insumos. Cada uma tem suas particularidades e detalhes que influenciam no atendimento às exigências.

  1. Definir os critérios de armazenagem

Depois de receber e conferir os materiais, é necessário fazer a classificação e armazenamento de acordo com suas características, uso e prioridades. Alguns insumos precisam ser guardados sob refrigeração adequada, enquanto outros poderão ficar mais acessíveis.

Uma vez definido esse panorama quanto aos locais de armazenagem, deve-se ter cuidado para que os materiais sejam sempre repostos nos mesmos locais e, dessa forma, evitar a desorganização e prover facilitação para que os colaboradores possam ter acesso rapidamente aos itens.

  1. Controlar as entradas e saídas de estoque

Manter um registro do consumo diário facilita a tomada de decisão para realizar novas compras e organizar estoque

Essa prática evita perdas operacionais e outros sérios problemas com materiais, além de propiciar uma noção realística do que é consumido todas as semanas pelos pacientes.

  1. Conferir as instruções dos fabricantes e normas vigentes

Na armazenagem de insumos laboratoriais e hospitalares, é preciso assegurar que todas as normas exigidas pelos órgãos competentes sejam atendidas, tendo em vista que qualquer descumprimento pode provocar sérios problemas – como interdição do local.

  1. Monitorar os materiais armazenados

Acompanhar os insumos armazenados significa ter controle sobre eles, o que é essencial em qualquer local, tendo em vista que os materiais, bem como sua manipulação, geram um custo elevados para as instituições de saúde.

Na TLS Log, disponibilizamos mais de 16 mil metros quadrados em nossos centros logísticos para o armazenamento de equipamentos volumosos e materiais hospitalares. Estamos localizados estrategicamente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Recife.

Além de toda essa estrutura, nossos colaboradores são altamente treinados e preparados para prover o melhor para nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu