Nos bastidores de um hospital, um conjunto de etapas logísticas movimentam suprimentos, equipamentos e materiais. E cada paciente, procedimento e tratamento médico depende da eficiência dessa cadeia para garantir o cuidado adequado no momento certo.

Da chegada dos insumos até a distribuição nos setores de atendimento, todas as fases desse processo desempenham funções importantes para assegurar a continuidade dos serviços de saúde. Então, não é só uma questão de conveniência: há uma responsabilidade com milhões de vidas. Entenda abaixo cada passo da logística hospitalar:

Recebimento de Suprimentos

A primeira etapa ocorre com a chegada dos suprimentos. As entregas são verificadas para garantir que os materiais estejam em perfeitas condições e atendam aos padrões de qualidade e segurança.

Armazenamento e Estoque

Depois que os suprimentos são recebidos, é preciso organizá-los. O objetivo é que tudo tenha seu lugar apropriado no estoque, mantendo os materiais fáceis de localizar.

Preparação de Pedidos

Em seguida, cada pedido é cuidadosamente preparado, atendendo às solicitações de diferentes departamentos da rede de saúde.

Distribuição

Finalmente, é hora de levar os suprimentos para quem precisa. A distribuição é feita de forma estratégica para que cada área do hospital tenha acesso rápido aos materiais demandados.

É só quando compreendemos e otimizamos cada uma dessas etapas, que a eficiência operacional e a qualidade do cuidado prestado aos pacientes são certificadas. Na logística hospitalar, é sobre oferecer um equilíbrio entre fornecer os recursos necessários e manter os custos sob controle, enquanto altos parâmetros de precisão e flexibilidade estão sendo colocados em prática.

Sabemos disso na TLS, e estamos comprometidos em fornecer soluções logísticas que atendam às necessidades específicas de cada instituição de saúde, abrindo espaço para um fluxo seguro e consistente em toda a Supply Chain. Somos parceiros estratégicos que, com experiência de mercado e suporte técnico, aprimoramos o funcionamento de hospitais, clínicas e laboratórios.