Na jornada da saúde, a logística une diferentes etapas da cadeia de suprimentos para garantir que o paciente receba o atendimento necessário, no tempo certo. Cuidar da logística hospitalar é cuidar da eficácia operacional e, consequentemente, do bem-estar daqueles que dependem desses serviços.
Além do abastecimento dinâmico, a atenção à logística se traduz em uma gestão mais inteligente de recursos, otimizando custos e impulsionando a utilização da estrutura hospitalar. Assim, temos uma rede de saúde mais ágil, segura e capaz de garantir excelência nos cuidados prestados.
Isso acontece porque os processos ficam mais eficientes. Desde a gestão de transportes até a análise de indicadores de desempenho, cada etapa otimizada contribui para a fluidez nas operações do hospital. É um impacto sentido de forma abrangente em todo o ciclo de distribuição e gerenciamento de suprimentos:
Fornecimento
A logística facilita o controle de estoques, minimizando desperdícios e reduzindo custos associados ao armazenamento. Ter disponibilidade de medicamentos, equipamentos e demais materiais de forma precisa é importante para evitar lacunas no cuidado com a saúde.
Transporte
Na área de transporte, a organização logística permite que os produtos cheguem aos destinos sem interrupções, assegurando a continuidade dos serviços essenciais, com tempo de espera reduzido. A capacidade de manter os medicamentos na temperatura adequada também é potencializada, protegendo a integridade e eficácia dos materiais.
Monitoramento
O monitoramento é fundamental para identificar qualquer irregularidade de forma imediata, o que possibilita a tomada de ações preventivas e/ou corretivas, e a logística hospitalar enfatiza a necessidade do rastreamento dos suprimentos médicos.
Automação
A distribuição estratégica dos medicamentos é colocada em prática por meio de sistemas integrados, amparados pela automação logística, que agiliza e aprimora os processos e a entrega de produtos e serviços.
Gestão de riscos e análises de desempenho
Além disso, a atuação na gestão de riscos contribui para evitar crises no hospital, contribuindo para uma rota de distribuição sem desvios, furtos, roubos ou extravios. Já os relatórios em tempo real com indicadores de desempenho oferecem uma visão macro das atividades, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
Para gestores hospitalares e profissionais da saúde, investir na logística não é só uma estratégia operacional, é um compromisso com a qualidade do serviço prestado. É proporcionar a cada paciente a atenção necessária no momento adequado, com os devidos equipamentos.
Na TLS, compreendemos que se preocupar com a logística é se preocupar com a excelência hospitalar. Trabalhamos com soluções 360º, reduzindo custos e aumentando o valor competitivo de nossos parceiros e clientes.
Com uma equipe especializada, centros logísticos de cobertura nacional e tecnologia de ponta, oferecemos serviços para otimizar processos, garantir a disponibilidade de insumos e fortalecer a eficiência logística. Junte-se a nós, para elevar o padrão de cuidado oferecido aos seus pacientes.