A meta de todo hospital é desenvolver um fluxo eficiente, sem grandes entraves. E quando falamos de logística hospitalar, são muitas as operações. Pensar estrategicamente, ter o apoio dos melhores equipamentos e ferramentas disponíveis, são diferenciais para garantir que esse objetivo seja alcançado.
Nesse contexto, é preciso se antecipar às necessidades do mercado, buscando inovações que elevem os padrões de eficiência operacional. Leia o texto abaixo e confira algumas das tendências que devem moldar o panorama da logística hospitalar em 2024.
Inteligência Artificial
As transformações provocadas pelo uso da Inteligência Artificial (IA), em vários setores da sociedade, já não são novidade. Ao analisar padrões, comportamentos e históricos, a IA surge também como uma aliada na gestão de estoques hospitalares. A ferramenta oferece uma visão preditiva do inventário, ou seja, possibilita que previsões sejam feitas com base em dados antigos, identificando padrões.
Em 2024, com certeza, veremos um maior emprego desses algoritmos avançados para prever demandas, otimizar o tempo e o fluxo de suprimentos, além de reduzir desperdícios e economizar custos. Cada vez mais, a IA será a primeira opção para o abastecimento oportuno de medicamentos e materiais médicos essenciais.
Tecnologia de Identificação por Radiofrequência
Rastreio, transporte e monitoramento são atividades centrais no dia a dia da logística hospitalar, e o uso da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) vem se consolidando como uma ferramenta interessante a ser incorporada nesses processos.
Nos próximos anos, a expectativa é que a utilização de RDIF aumente, permitindo o rastreamento em tempo real de equipamentos, dispositivos, fármacos e até colaboradores. Além de simplificar o monitoramento de inventário, aumenta a assertividade na localização e no uso de recursos hospitalares.
Automação de Processos Logísticos
A automação é uma realidade dentro das grandes empresas da saúde há alguns anos. Em 2024, a implementação desses sistemas de controle automatizados deve ganhar ainda mais força. Desde o armazenamento até a distribuição, a automação logística reduz erros e agiliza processos, priorizando a segurança do serviço e a qualidade do produto.
Essas tendências apontam para a logística hospitalar como um campo em que a inovação tecnológica desempenha uma função primordial na busca por um atendimento de saúde mais objetivo, satisfatório e acessível. Os avanços aperfeiçoam a experiência dos pacientes, proporcionando cuidados ágeis e precisos.
Na TLS, combinamos tecnologia e inteligência operacional para oferecer soluções logísticas adaptadas às necessidades de cada cliente. Sabemos que o mercado da saúde é altamente competitivo e, como consequência, está em evolução constante. Então, nos mantemos atentos às mudanças da área para continuar inovando e garantindo qualidade e segurança para nossos clientes e parceiros.